quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS

* Uma das grandes aberrações que se ouve de uma pessoa imatura e ignorante que aposta em uma loteria e sonha em ganhar o prêmio máximo é: "Se eu ganhar essa bolada vou conhecer o mundo!.." Quanta idiotice! A tal pessoa não sabe e desconhece que aqui mesmo no nosso querido Brasil há vários lugares bonitos, pitorescos, aconchegantes que merecem ser conhecidos. Isso se querer desmerecer os inúmeros pontos turísticos dos outros países, evidentemente. Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Do que adianta uma pessoa sair daqui, tendo muito dinheiro e na hora em que precisar pedir algo para comer algo, não ter a mínima ideia como agir? É ou não é uma grande ilusão e atitude precipitada?

* Se procurássemos sair do nosso egoísmo e procurássemos olhar com mais abnegação os problemas das pessoas carentes e necessitadas que nos cercam, talvez deixaríamos de chorar algumas vezes de barriga cheia. Pois como diz o pensamento: "Não podemos salver o mundo inteiro, mas vale a pena tentar!" Afinal, pensando bem, cada pessoa que conseguirmos ajudar, evidentemente, é um pequeno mundo que salvamos, sem demagogia, é lógico.


* O tempo na região sudeste do Brasil é tão ilmprevisível que, poder-se-ia dar um prêmio à pessoa que ao sair de casa, em qualquer dia, quer para trabalhar ou passear e voltar sem reclamar do tempo de uma maneira ou de outra, desde que tenha saído de casa só com a roupa adequada conforme o momento. Pois, caso contrário, é como disse o escritor Millor Fernandes: "Para ludibriar o tempo em São Paulo só se sair de casa com o guarda-roupa nas costas!"..


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: