domingo, 9 de outubro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DEFICIENTE

Você sabe o feminino de "deficiente físico"? O termo "deficiente" pode funcionar como substantivo ou como adjetivo. Em ambos os casos, "deficiente" é palavra de dois gêneros: "o/a deficiente"; "homem/mulher deficiente". E "físico"? Também é palavra de dois gêneros? Não é, não. MOral da história: o feminino de "deficiente físico" só pode ser "deficiente física". "Ele é deficiente físico"; "Ela é deficiente física".


DEFUMAR


Você certamente já ouviu falar de linguiça defumada. Que relação tem ela com o fumo? É simples: "defumar" significa "secar expondo à fumaça". O que é defumado resulta de defumação, que nada mais é do que o ato de defumar. O fato é que entre nós o verbo "fumar" está tão associado ao cigarro que nem sempre conseguimos relacionar as palavras "fumo", "fumaça" e "defumar". Agora, prepare-se: no Brasil, costuma-se defumar a linguiça; em Portugal, no entanto, ela é fumada mesmo. sim, em Portugal, compra-se e serve-se linguiça fumada. Moral da história: "fumar" e "defumar" podem ser sinônimos.


DEGRAU


"As baianas lavaram os degraus da escadaria da igreja". Ou será que lavaram os "degrais"? Lavaram os degraus, com "u"antes do "s". O plural de palavras terminadas em "al" é feito com a terminação "ais". O plural de "general" é "generais"; o de "especial" é "especiais"; o de "geral" é "gerais" Que fique claro: para faer o plural de "degrau", basta acrescentar "s" (degraus"). Não eiste a forma "degrais".


DENTISTA


"Dentista" é substantivo comum de dois, ou seja, tem forma fixa para o masculino e o feminino, mas exige variação do artigo para a distinção do sexo: o dentista/a dentista. "Cirurgião" só vale para o masculino, o feminino é "cirurgiã". Então o feminino de "cirurgião-dentista" é "cirurgiã-dentista", cujo plural é "cirurgiãs-dentistas". E o plural de "cirurgião-dentista"? Como "cirurgião"admite dois plurais ("cirurgiões" e "cirurgiães"), é possível dizer "os cirurgiões-dentistas" ou "os cirurgiães-dentistas". Os estudiosos dão "cirurgião-dentista e "dentista" como meros sinônimos. Há as formas "odontólogo" e "odontologista".


DESAJEITADO


"Ambidestro" é "aquele que utiliza as duas mãos com a mesma facilidade". Em outras palavras, uma pessoa ambidestra tem destreza, ou seja, tem habilidade com ambas as mãos. Agora, acredite se quiser: "ambiesquerdo" é simplesmente "é aquele que é desajeitado de ambas as mãos". Pode?


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda

0 comentários: