domingo, 23 de outubro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DESENFERRUJAR


Agora, um desafio. Complete a frase com a forma adequada do verbo "enferrujar": "Vai chover. Guarde as cadeiras para que elas não se enferru--em". Como você escreveria? Com "j" ou com "g"? Se o infinitivo do verbo se escreve com "j", esse "j" permanece em todas as formas de sua conjugação. Portanto, você deve escrever "enferrujem" com "j". "Guarde as cadeiras para que elas não se enferrujem". Mas dá vontade escrever com "g", não dá? E por quê? Porque o substantivo "ferrugem" se escreve com "g". É claro que o infinitivo não poderia ser escrito com "g". Seria "enferrugar". Repito: se o infinitivo se escreve com "j", esse "j" fica em todas as formas.


DESERTAR


"Desertificação" é o ato de desetificar, que, por sua vez, significa "transformar em deserto". E quem abandona uma corporação? É desertor, ou seja, aquele que que deserta, do verbo "desertar". E "deserdar"? É privar da herança. Quem deserda o filho, por exemplo, priva-o da herança que teria direito.


DESINQUIETAR


Será que "des--"de "descair" tem o mesmo valor do de "desonesto"? Em "desonesto", o prefixo "des--" indica negação. Só que o prefixo "des--" assume, às vezes, caráter reforçativo. Dentre esses casos está "desinquietar". Será que "desinquietar" é o contrário de "inquietar"? Como você pode ver no verberte, não.


DESPERTAR


Você provavelmente já viu a palavra "réveillon" grafada de diversas maneiras. Afinal, como se escreve? Pois bem, o vocábulo "réveillon" é francês. No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, o termo "réveillon" aparece grafado ao final, em "Palavras estrangeiras", de acordo com o original francês (com acento agudo no primeiro "e" e com o "l" dobrado) "Réveillon" é da família do verbo "réveiller", que significa "acordar", "despertar".


DESTRO


A papiloscopia tem por objetivo estabelecer a identidade das pessoas pelo estudo dos desenhos papilares formados na planta dos pés, na palma das mãos e na ponta dos dedos. Por falar em dedos, veja só esta "maluquice" da língua: "destro significa "direito", que fica do lado direito. Assim, um indivíduo que escreve com a mão direito ou que tem mais habilidade com a mão direita, por exemplo, é "destro". Como a maioria das pessoas é destra, "destro" acabou virando sinônimo de "habil, ágil". E "destreza" virou sinônimo de "agilidade, aptidão"


Comentários do Professor Paquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda

0 comentários: