sábado, 29 de outubro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DETERMINAÇÃO


Você já oviu falar de "paralelismo"? Acho que sim. A palavra tem várias aplicações. Em língua, é usada, entre outros casos, para definir simetria no emprego de determinadas palavras ou estruturas. Numa frase como "gosto de leite e de refrigerante", os dois substantivos ("leite" e "refrigerante") foram usados, simetricamente, sem artigo. também seria simétrica a construção da frase com artigo para os dois substantivos: "Gosto do leite e do refrigerante". É claro que essas frases não seriam rigorosamente equivalentes. Sem o artigo, fala-se genericamente das duas bebidas. Com o artigo, pressupõe-se determinação dessas bebidas. Gosta-se de determinado leite e de determinado refrigerante.


DIA


"Segundas-feira" ou "segundas-feiras"? De início, é preciso lembrar que "segunda-feira" é substantivo composto, formado por um numeral! ("segunda") e um substantivo ("feira"). Nesses casos, o plural é feito com a flexão dos dois elementos ("segundas-feiras"): "Muita gente eliminaria do calendário todas as segundas-feiras do ano". É claro que isso vale para as outras "feiras" da semana ("terças-feiras", "quartas-feiras"etc) O plural de "primeiro-ministro" e o de "primeira-dama" se enquadram no mesmo caso: "Os primeiros-ministros" se reuniram a portas fechadas", "As primeiras-damas não vieram".


DICIONÁRIO


Ninguém conhece o dicionário inteiro, talvez nem o dicionarista. Mas se pudermos aumentar o número de palavras em nosso repertóroio, melhor! E, por mais que a gente vá conhecendo novas palavras, sempre aparece uma ainda desconhecida.


DIMINUTIVO


Um leitor quis saber por que "casinha" se escreve com "se", mas "pãozinho" se escreve com "z". "Se as duas estão no diminutivo, por que uma tem "s" e a outra tem "z"? - perguntou. A questão é simples: "casinha" é o diminutivo de "casa", que se escreve com "s". Neste caso, temos o sufixo "-inha" acrescido à palavra "casa", cujo "s" é preservado na derivada ("casinha"). Já "pãozinho" é o diminutivo de "pão", ao qual se acrescenta o sufixo "-zinho". Isso vale para todos os casos de estrutura semelhante ("flor/florzinha", "mãe/mãezinha", "irmão/irmãozinho etc).


DISCIPLINAR


"Assisti recentemente a uma palestra de um professor universitário sobre educação e ele usou a palavra "interdisciplinariedade". Muitos empregam "interdisciplinaridade". Existem as duas palavras?" Perguntou-me uma leitora. De "capilar" ("relativo a cabelo"), temos "capilaridade"; de "secular", "secularidade". É esse o caso do substantivo "disciplinaridade", formado a partir do adjetivo "disciplinar" (que termina em "r"), com o acréscimo da terminação "idade", presente em tantas e tantas palavras portuguesas ("honestidade", "capacidade", "pluralidade", "latinidade" etc.) A terminação "iedade" aparece em substantivos derivados de adjetivos terminados em "io" (precário/precariedade", sério/seriedade" etc.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda

0 comentários: