domingo, 2 de outubro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

DE

"A República de Piratini existiu de 1836 a 1845." Ou será que existiu de "1836 à 1845?" Vamos pensar juntos. O que é "à"? É o resultado de "a+a", certo? O primeio "a" é preposição; o segundo quase sempre é artigo. Artigo feminino, é claro. Será que a expressão "mil oitocentos e quarenta e cinco" ´´e feminina e singular, para admitir artigo feminino e singular? Certamente não. Note que antes de "1836" apareceu "de", que é apenas uma preposição, ou seja, não apareceu "da" ("de+a"), o que significa que não existe artigo. E, se não existe artigo para "1836", por que é que vai existir para "1845"? Moral da história: essa república existiu de 18436 a 1845, sem acento indicador de crase.


DECIDIR


Um leitor disse que ouviu esta frase em um noticiário radiofônico: "Os líderes religiosos do Afeganistão se reunirão amanhã para decidir..." O verbo "decidir" não deveria ter sido posto no plural?", perguntou. Meus caros, a forma "decidir" é correta. O seujeito de 'decidir' é o mesmo de "reunirão" ("os líderes religiosos do Afeganistão"). A flexão é desnecessária, mas não incorreta. "Os líderes religiosos do Afeganistão se reunirão amanhã para decidirem..." Então tanto faz? Na verdade, melhor do que dizer que tanto faz é dizer que depende do que se queira enfatizar. Quando não se flexiona o infinitivo, enfatiza-se a ação que ele expressa. Com "decidir", por exemplo, enfatiza-se a ação, e não quem a executa. Quando se flexiona o inifinitivo, enfatiza-se seu agente, que, no caso, é representado pelos líderes religiosos do Afeganistão.


DECOLAR


Uma leitora disse que, em recente viagem feita num avião de bandeira portuguesa, surpreendeu-se ao ouvir o comandante informar que o jantar seria servido logo "após" a "descolagem"... pensei que fosse engano meu ou dele, mas depois, em outro aviso, a palavra foi repetida", disse a leitora, que quis saber se é correta a forma "descolagem". Meus caros, "descolar" e "decolar" são formas equivalentes, portanto, "descolagem e "decolagem" também o são. As formas "descolar" e "descolagem" são comuns em Portugal.


Comentários do Professor Paquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda

0 comentários: