quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FOFOCAS E PICUINHAS

Quem vive em comunidade, principalmente em condomínios, seja que classe social for, sempre estará sujeito a críticas, calúnias, fofocas e picuinhas de todos os tipos. Como todas ests atitudes mesquinhas são próprias do ser humano, se alguém pensar que um dia encontrará um lugar isento disto, por exemplo, um nirvana, estará completamente equivocado. Porque até uma pessoa que tenha uma boa formação, um caráter íntegro, enfim, uma pessoa considerada ilibada, mais dia, menos dia poderá ser envolvida em situações constrangedores desta natureza, mesmo que seja à sua revelia, diga-se de passagem.
Considerando que jamais saberemos como será o dia de amanhã, as coisas, os fatos corriqueiros, muitas vezes, surgem repentinamente e quando menos se espera, o indivíduo já está envolvido num imbróglio, numa celeuma de proporções irrversíveis. E por falar em condomínios, quantas e quantas vezes, moradores que não conseguem ficar calados e que apreciam falar mal da vida alheia, espalham fofocas, deixando algum vizinho, como se costuma dizer, em situações delicadas e constrangedoras. E como um rastilho de pólvora, este tipo de calúnia ultrapassa os muros do condomínio e num piscar de olhos, os moradores dos prédios adjacentes também ficam sabendo do ocorrido ou não ocorrido. Pois a comunicação do ser humano continua muito falha. Por exemplo, se alguém fala hoje que determinada adolescente está namorando fulano, no dia seguinte, alguém fofoqueiro já fala para outro que a mesma jovem já não é mais virgem e um terceiro já comenta que ela abortou e assim, sucessivamente. O comentário maldoso vira uma bola de neve sórdida e incontrolável.
Mediante a tal confusão e transtorno, se a vítima partir para a vingança, querendo saber quem começou tal fofoca, será um trabalho em vão, pois nunca vai descobrir o fio da meada, que, amiúde, não está tão longe como ela imagina. Pode ser até uma pessoa em que ela menos espera. E sendo assim, se quiser tomar uma atitude radical, querendo mudar de condomínio por causa disto, vai perder tempo e dinheiro, porque aonde ela for, sempre encontrará, mais cedo ou mais tarde, pessoas assim, infelizmente.
Tem que se conscientizar que ninguém é uma ilha. E sendo assim, quando alguém falar de você por trás, não irrite, é sinal que você está na frente!


João Bosco de Andrade Araújo

1 comentários:

Regina Márcia Oliveira disse...

É verdade. Se resolvermos nos mudar por causa de fofoca ficaremos sem destino. Não existe lugar nenhum isento de disse me disse. seguir seu conselho é a melhor política.
Abraços.
Regina Márcia