sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

ETC

"Etc." é abreviatura de "et cetera", expressão latina que significa "e as demais coisas". Exatamente porque a expressão contém o "e" ("et, em latim), alguns autores respeitáveis entendem que não se deve empregar a vírgula, como não se emprega antes de e" nas enumerações: "Ele cuidou dos calos, joanetes etc". Outros autores, porém, entendem que se deve proceder como se o "etc" fosse um elemento da enumeração: "Comprei alho, ovos, etc". E agora? Há razões para ambos os lados. A decisão fica por sua conta.


EXCESSO


Na televisão brasileira, a programação cultural ainda é exceção. "Exceção" ou "Excessão"? Como diz um velho e querido amigo, ""excessão não é um excesso grandão". Já percebeu, não é? "Exceção" se escreve com "ç"; "Excesso", com "ss".


EXEMPLAR


"Cousteau" era cidadão e pesquisador exemplar". Ou será que, no lugar de "exemplar", deve-se empregar a forma "exemplares"? O que temos aí é um caso bem particular do emprego de um adjetivo ("exemplar") para qualificar dois substantivos ("cidadão" e "pesquisador"). Que caso particular é esse? As duas palavras que o adjetivo "exemplar" qualifica se referem ao mesmo ser, já que o cidadão e o pesquisador são a mesma pessoa. Em casoso como esse, o adjetivo deve ficar no singular: "Cousteau era cidadão e pesquisador exemplar".


EXPERTO


O paleontólogo nada mais é do que um indivíduo experto em paleontologia, ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados. Epa! "Experto em paleontologia"? É "experto" mesmo, com "x"? Sim, com "x". "Experto" significa "especialista", profundo conhecedor de determinado assunto". Pode-se dizer, por exemplo, que determinada pessoa é experta em música erudita. É bom lembrar que "experto" na vem do inglês, não; vem do latim, a mesma fonte de onde vem a forma inglesa "expert")



Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editora Ltda

0 comentários: