domingo, 4 de dezembro de 2011

A SAGA DE UMA ANEMIA CRÔNICA

EXAME DA MEDULA


Após muito insistir para que eu aceitasse ser submetido ao fatídico exame de COLONOSCOPIA, o Dr. Maurício não conseguiu vencer a minha teimosia. Firmei o pé. Fui irredutível. Não tinha conversa. Sendo assim, solicitou outro exame complementar, mas diferente. Seria o exame da medula. Realmente, ele estava obcecado para descobrir a causa daquela anemia crônica que me abateu.
Mais uma vez, o Hospital Vasco da Gama contratou um profissional terceirizado. E desta vez foi diferente. Como diz o ditado: "Já que Maomé não vai à montanha, a montanha vem a Maomé!". E foi isto que aconteceu: o médico contratado, para a minha surpresa, veio até ao meu leito para fazer o tal exame. Estava acompanhado de uma enfermeira do Vasco da Gama. E logo avisou que o exame solicitado não seria realizado conforme o previsto, pois precisava de outros aparelhos e como o Hospital não iria comprá-los só para aquele serviço, falou:
- "Para não dar uma viagem perdida, irei fazer um exame superficial, mas atenderá a solicitação médica. O outro seria mais completo, se disponibilizasse de outros aparelhos mais modernos".
Em seguida, infiltrou uma agulha assustadoramente grossa no meu esterno e tentou colher uma amostra de um líquido. Como passou uma pomada anestésica,previamente "in loco", até que não doeu muito, mas foi bastante desgastante. Parecia até que ele estivesse querendo me hipnotizar, pois enquanto agia, falava assim:
-"Não está doendo, está? Tudo bem? Posso continuar mais um pouquinho, seu João?"
Dois dias depois fiquei sabendo que este tal exame também não forneceu nenhum respaldo ao Dr. Maurício para tentar saber a origem da anemia. E quanto a biópsia, que ele tanto queria que fosse feita, enrolaram tanto, querendo até que eu fosse transferido para outro Hospital só para esta finalidade. Mas, devido a burocracia, desistiram. Ainda bem, pois neste ínterim, chegou ao meu conhecimento alguns detalhes do tal exame, que não me agradaram nada. Como por exemplo, até injeção na coluna teria que ser submetido. Portanto, se dependesse desta biópsia para o Dr. Maurício montar o quebra-cabeça da origem daquela anemia, ficou sem montá-lo.

Próxima postagem: 6º companheiro de enfermaria

0 comentários: