terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"ESTOU DANDO SÓ UMA OLHADINHA!"


Esta é uma das mentiras mais conhecidas, no meu modo de entender. Dizer ao vendedor que nos aborda na entrada de uma loja: "Estou dando só uma olhadinha!" - significa o mesmo que o dispensar com esta frase tão corriqueira. Seria o mesmo que dizer: "Deixe-me escolher o que eu quero bem à vontade!" ou então: "Com você no meu pé, não consigo me concentrar e escolher o produto com tranquilidade!". E assim, sucessivamente.
Afinal, quem nunc apassou por uma situação deste tipo? Ou seja, a pessoa está pretendendo comprar um par de sapatos, sandálias ou calça, camisa, blusa, vestido etc e nem começa a escolher o que vai comprar, eis que se aproxima um (a) vendedor (a) e tira toda a concentração do (a) freguês (a), o que só o (a) afugenta, espanta, é óbvio! O bom funcionário, o excelente vendedor é aquela pessoa que se prontifica a atender, ficando sempre atento ao consumidor, mas sem dar palpite na sua compra, acintosamente, como por exemplo: "Isto vai ficar bem em você!" ou "Que tal este produto? Estão usando bastante!" Ora, quem quer saber disto?
Mas pensando bem, ninguém entra numa loja trazendo escrito na testa o que pretende comprar...Pelo o contrário, além daquele desejo incontido imerso no âmago de cada um, mesmo já sabendo, previamente o que quer comprar, sempre surge alguma dúvida ou algo mais que aguça o desejo consumista. E é por isso que o (a) cliente fica pra lá e pra cá diante de uma vitrine externa ou interna de alguma loja de roupas ou calçados, por exemplo e já com a famosa frase na ponta da língua se a sua indecisão for interrompida pela súbita abordagem do (a) funcionário (a) dizendo com educação: "Posso ajudar?" ou "Pois não?", "Pode ficar à vontade!" e outras frases similares, o que provoca a reação imediata do (a) freguês (a) com a evasiva também conhecida: "Estou dando só uma olhada!". E dependendo da insistência, a mesma pessoa só não sai com a loja nas costas porque é algo inadmissível. Pois parodiando o ditado popular posso dizer o seguinte: "Trair e comprar é só começar!"


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: