sexta-feira, 30 de março de 2012

ARRASTÕES AUDACIOSOS

A diversificação da onda de assaltos que se prolifera nas grandes cidades, principalmente São Paulo, é algo realmente assustador. Chega um momento em que os ladrões dão um verdadeiro drible, baile na polícia, mas só mais cedo ou mais tarde, um dia a casa cai para alguns metidos a espertos e "amigos" do alheio.
Sabemos que ninguém está totalmente seguro da invasão da sua privacidade em forma de arrastões, assaltos, sequestro etc. Pois este tipo de ação espúria sempre é bem programada, salvo raríssimas exceções, quando os meliantes percebem alguém se "oferecendo" para ser roubado, o que lamentavelmente ainda existe muito por aí. Por exemplo, motorista com o braço na janela aberta do veículo, mostrando um relógio valioso, (que ostentação inútil!) transeunte usando celular de maneira desatenta, pedestre com objeto de valor à amostra, no restaurante a freguesa que coloca a bolsa com objetos de valor no espaldar da cadeira e não está nem aí...E assim sucessivamente. Depois que é assaltada, roubada, uma pessoa assim põe a mão na cabeça e sai dizendo que foi vítima da violência, que Deus não ajuda etc, etc.
Agora em tratando de arrastões de condomínios de luxo, a história é completamente diferente. Pois os meliantes para tomarem uma atitude audaciosa desta, primeiramente precisam de fontes fidedignas do no interior do mesmo, como porteiro, segurança, faxineiro e até mesmo ex-morador etc. Após isto, só programam o dia, a hora e a função de cada membro do grupo e pronto! Salve-se quem puder. O primeiro objetivo visado muitas vezes é o arrombamento de algum apartamento, cujo dono está ausente. E em seguida, à proporção em que algum vizinho curioso ou não transitar pelo prédio, logo é conduzido para um lugar estratégico ou até de volta ao próprio aconchego familiar e a sua privacidade também será violada.
A variedade destes "filmes de terror" só muda de cenários, temporariamente. Pois até parece que há uma comunicação, um complô entres os meliantes, pois quando resolvem assaltar um determinado ambiente, quase sempre o fazem sequencialmente, dificultando inclusive o trabalho da polícia, deixando-a intrigada, apesar da sua competência e experiência. De vez em quando um ou outro ladrão é atingido, tombado, morto num confronto destes, mas infelizmente sempre consegue também levar um trabalhador honesto, um policial com ele.
Então fica aquela onda interminável de assalto: antes o foco preferido era ônibus. Depois da implantação do bilhete único, os assaltantes optaram para Postos de gasolina, Bancos e mais recentemente os arrastões a restaurantes e condomínios de luxo. Em resumo: ninguém consegue impedir a ousadia de maus elementos que vivem e agem assim à mercê da violência e da clandestinidade. Pois como eles sabem que a vida é curta, principalmente da maneira como eles levam a deles, não estão nem aí em querer a de qualquer pessoa inocente e honesta. Tiram a vida de qualquer um como se estivesse se divertindo, lamentavelmente. Salve-se quem puder!


JOBOSCAN DE ARAÚJO

0 comentários: