sábado, 31 de março de 2012

O HOMEM E O MUNDO

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minimizá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente, deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedacinhos e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

-Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo direitinhho! Faça tudo sozinho!

Calculou que a crinaça levaria dias para recompor o mapa. Estava equivocado. Algumas hora depois, ouviu a voz do filho que ochamava calmamente:

-Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho. Pronto, o mundo está consertado!

A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Pensou que ele estivesse blefando. Não, não era possível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto! Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava ali, completinho da silva. Ou seja, todos os pedaços haviam sido colados nos devidos lugares. Como tinha sido isto possível? Como o menino havia sido capaz de fazer aquilo e em tão pouco tempo? E perguntou ao seu filho:

-Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu fazer este trabalho, esta proeza em tão pouco tempo e sem a ajuda de nenhum adulto? Me diga!

-Ora, pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista pedindo para eu recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me falou que era para eu consertar o mundo, realmente eu tentei, mas não consegui. Não vou mentir. Mas foi aí que eu me lembrei do homem que eu vi do outro lado do papel e resolvi começar por ele. Fui arrumando, fui colando e quando virei os recortes com a figura perfeita do homem, logo percebi que havia consertado ao mesmo tempo o mundo que o senhor me pediu!...Está aí, missão cumprida!

Diante disto aquele cientista ficou boquiaberto e a partir deste dia começou a não duvidar de ninguém, principalmente da esperteza de uma criança.


JOBOSCAN DE ARAÚJO

0 comentários: