segunda-feira, 5 de março de 2012

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"NEM MORTO (a) EU VOU FALAR ISTO!"


Geralmente quando alguém nos faz uma confidência e logo nos pede segreo, é óbvio, que a primeira expressão que proferimos é esta: "Pode ficar tranquilo, pois NEM MORTO (a) EU VOU PASSAR ISTO PARA FRENTE, ou seja, EU VOU FALAR ISTO" pra ninguém.

Só que emnenhum dos casos, ningém se tocou que isto se trata de um tremendo contrassenso. Pois quem já viu uma pessoa morta falar? Só se se tratar de uma alma, uma aparição, um fantasma, se isto realmente existisse. É verdade que tal expressão se trata de uma hipérbole, um exagero, um força de expressão. Isto qualquer pessoa entende. Por isso esta linguagem é sempre propalada em todos os recantes e por muito tempo.

Afinal, nas entrelinhas, o que a pessoa que fala assim quer, sem dúvida, é dar a sua palavra sincera de que vai guardar o tal segreo debaixo de sete chaves, o que subentende que pode até morrer, mas não contará nada para ninguém, o que chega a ser um exagero, mas tudo pode acontecer, quem sabe? E quando isto ocorre, logo se transforma, dependendo do cargo político ou religioso que ela exerça, num herói ou heroina, vai saber. Pensando bem, na nossa história e em geral já vimos protótipos de tipos assim e que são enaltecidos por ter tido um caráter assim tão ilibado.


Joboscan de Araújo

0 comentários: