sábado, 10 de março de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

HEMEROTECA


Sabemos todos que nos museus se guardam objetos de valor históricos, artísticos etc. Num museu, podemos encontrar quadros, livros, roupas, jornais etc. Por falar em jornais, você viu como se chama o lugar em que se guardam ou colecionam jornais e revistas? Então, "hemeroteca"m palavra derivada do grego, resulta de "hemero-"+ "-teca". O elemento "hemero-" significa "um dia", "que tem a duração de um dia"; "-teca" significa "caixa", "estojo", "local em que se guarda". Parece desnecessário explicar a relação entre "hemero" e os jornais que, como sabemos, não duram mais que um dia. A palavra "jornal", aliás, vem do latim, da mesma raiz de "jornada" ("trajeto que se percorre num dia"). Não é por acaso que em italiano "dia" é "giorno" e em francês é "jour".


HEMOFÍLICO


Ao pé da letra, "hemofílico" é aquele "que gosta de sangue". A palavra "hemofílico" é formada por dois elementos gregos ("hemo", que significa "sangue", e "filo", que significa "queredor", "amigo"). O mesmo "hemo" é encontrado em palvras como "hemorragia", "hemoglobina", "hemodiálise" etc. É óbvio que não se pode dizer que o hemofílico goste de sangue ou que o queira. Na prática, o hemofílico tem problemas de coagulação do sangue, por isso, quando se fere, tem de "conviver" o vital líquido vermelho.


HIATO


Ocorre hiato quando duas vogais seguidas ficam em sílabas separadas, o que se vê em palvras como "saída" (saí-da), "moer" (mo-er), ("Raul) (Ra-ul) etc. Haverá acento se a segunda vogal do hiato for "i" ou "u", que podem ter a companhia de "s". Recebem acento, portanto, palavras como "saúde", "balaústre", "jaú", "caí", "saímos", "faísca", "ciúme" etc. É bom lembrar que, se houver "nh" na sílaba seguinte, não haverá acento: "rainha", "campainha", "moinho"


HÍFEN


Grosso modo, há hífen em duas situações: quando a palavra agregada começa por "h" (anti-herói), sobre-humano, super-homem) ou quando a última letra do prefixo/pseudoprefixo for igual à primeira letra da palavra agregada (anti-inflamatório, micro-organismo, contra-ataque, sub-bibliotecário etc) . Como são muitos os casos e as regras, o melhor a fazer é habituar-se a consultar o dicionário, a fim de procurar solucionar as dúvidas que porventura surgirem.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto


Dicionário da Língua Portuguesa


Gold Editora Ltda

0 comentários: