sexta-feira, 23 de março de 2012

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

HOMICÍDIO


Neste país tão violento, quem é que nunca ouviu falar em homicídio? Não há quem não saiba o que significa essa maldita palavra: ato de matar outra pessoa; assassinato. O elemento "-cídio", quem vem do latim, significa justamente "assassínio, assassinato, morte". Dia desses, um advogado dizia na TV que o "uxoricídio é...Sabe o que é isso? Lá vai: "uxoricído" é o assassinato da própria mulher. "Uxor", do latim, significa "mulher casada". Se "uxoricídio" é o assassinato da própria mulher, o "uxoricida" nada mais é do que aquele que executa o maldito ato. O elemento "-cida",, também de origem latina, indica "aquele que mata". É o mesmo de "inseticida", "vermicida", "fungicida". E como se chama a mulher que mata o próprio marido? Lá vai: "mariticídio". Existe aí o elemento "-cídio", o mesmo de palavras como "genocídio", "homicídio", "filicídio", "infanticídio". Esta nada mais é do que o assassinato de uma criança. Para que termine a verdadeira carnificina que toma conta do Brasil (um dos países mais violentos do mundo), é fundamental desarmar nossa população.


HOMOSSEXUAL


Muita gente julga, indevidamente, que a palavra "homossexual" tenha alguma relação com "homem". Para essas pessoa, o "homo" de "homossexual" significa "homem"; para elas, "homossexual" é o homem que mantém relação sexual com homens. Não é isso, não. O homo de "homossexual" é exatamente o mesmo de "homogêneo", "homônimo", "homófono" etc. Esse elemento vem do grego e signifca "igual", "semelhante". Ao pé da letra, "homossexual" significa "mesmo sexo". É "homossexual" a pessoa que se relaciona amorosa ou sexualmente com alguém que seja do mesmo sexo. Como se vê, a homossexualidade não é exclusiva dos homens. É bom lembra que o oposto de "homossexual" é "heterossexual". "Hétero, que também vem do grego, significa "diferente", "outro". É heterossexual quem se relaciona amorosa ou sexualmente com alguém que não seja do mesmo sexo.


HORROR


Existe uma palvra que equivale a "medo ou horror ao trabalho"? Existe, sim. A palavra é "ergofobia". O termo "ergofobia"é formado pelos elementos grego "ergo" ("trabalho", "ocupação") e "fobia" ("medo, "horror"). Encontramos "ergo" em "ergometria" e "ergonomia", por exemplo. "Metria" significa "medição", portanto a ergometria é a medição do trabalho. "Ergonomia" resulta de "ergo"+"nomia" (que significa "regra", "uso"," que regula".) Quando se fala da ergonomia de um automóvel, por exemplo, fala-se de como se ajusta ao carro o indivíduo que com ele trabalha, isto é, de como é a relação do home com a máquina no que diz respeito ao uso, manuseio etc. Voltando ao horro ao trabalho, é bom dizer que quem tem "ergofobia" é "ergófobo".


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Gold Editor Ltda

0 comentários: