sábado, 17 de março de 2012

MENTIRAS INOFENSIVAS & PARADOXOS CORRIQUEIROS

"Adivinha, amigo (a) quem eu vi ontem?"


Esta é uma perguntinha corriqueira, simples, mas se for feita num momento e lugar impróprios, pode deixar a pessa que a fez numa saia-justa e sem graça, pois a resposta poderá não ser muito satisfatória e da maneira como ela gostaria que o fosse.

Ora, se se quer impressionar a alguém, falando que viu uma pessoa importante, um artista, atleta de ilustre etc, talvez para causar inveja e, ao invés de ir direto ao assunto, com este subterfúgio pode o feitiço virar contra o feiticeiro, isto é, o tiro sair pela culatra. Pois, pensando bem, quase ningém gosta de imprensado assim na parede, repentinamente, para tentar adivinhar tal pergunta. Pois a resposta, ela evidentemente já sabe por antecipação que será sempre:Não, não sei quem você encontrou ontem, amigo! A não ser que tal pessoa que foi escolhida para acertar tal adivinhação, para se livrar logo deste papo-furado que encoberta uma vaidade pessoal gratuita, já chuta logo uma resposta qualquer e quem sabe, até acerta logo de primeira, por pura sorte.

No íntimo mesmo o que tal pessoa deseja ao falar: "adivinha quem eu vi ontem?" no mínimo é querer se enaltecer, considerando-se alguém de sorte e por isso mesmo viu tal artista ou alguem importante da mídia e a outra pessoa não teve a mesma oportunidade! Enfim, quer mesmo é massagear o seu ego. Deveria procurar outra coisa para se esnobar, ao invés de ficar fazendo uma pergunta assim tão manjada e banal a alguém que tem muito mais o que fazer.


Joboscan de Araújo

0 comentários: