domingo, 21 de dezembro de 2008

A RATOEIRA

Um rato, olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo que tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma RATOEIRA ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda, advertindo a todos:
-“Há uma RATOEIRA na casa!!”. “Há uma RATOEIRA aqui!”.
A galinha, ao ouvir isto, disse:
-“Desculpe-me, meu amigo rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, aliás, não me incomoda nem um pouco!”.
O rato foi até ao porco e lhe transmitiu o mesmo aviso.
-“Desculpe-me, senhor rato - disse o porco - mas não há nada que eu possa fazer a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces!”.
O rato então se dirigiu à vaca, falando sempre sobre a presença da RATOEIRA.
- “O quê, senhor rato? Uma RATOEIRA? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Sinto muito!”.
Então o rato voltou para a sua toca, cabisbaixo e abatido para encarar a famigerada e temível RATOEIRA do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma RATOEIRA pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver que havia acontecido. No escuro, ela não percebeu que a RATOEIRA prendera a cauda de uma cobra venenosa... E esta, traiçoeiramente, picou a mulher. O fazendeiro, muito angustiado a levou imediatamente ao hospital. Logo depois ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém assim nada melhor que uma canja de galinha.
Em seguida, o fazendeiro não pensou duas vezes, pegou o seu facão e foi providenciar o ingrediente principal: matou a galinha. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentar tanta gente, o que fez o dono da casa? Matou imediatamente o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. Mais uma vez o fazendeiro não teve dúvida alguma. Para alimentar várias pessoas, matou a vaca.
MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o mesmo não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma RATOEIRA na casa, toda a fazenda corre o risco. O problema de um é problema de todos!!!!
Coletada e adaptada por João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: