sábado, 20 de dezembro de 2008

DA DIMINUIÇÃO DAS INVENÇÕES MODERNAS

O progresso está aí a olhos vistos. Em quase todos os setores, os campos da atividade humana ele se infiltra rapidamente. E o que nos chama a atenção é o tamanho dos objetos que foram criados e agora, modificados, reformulados em tamanhos, espessuras, modelos cada vez menores. Salvo raríssimas exceções. Senão vejamos:

1 - COMPUTADOR.

Já imaginou fazer uma insólita comparação dos Pcs hodiernos com os de algumas décadas atrás? Simplesmente inimaginável. Em alguns exemplos, até o nome mudou. A velocidade do processador, memória e opção de acesso são fatos sem precedentes. Quanto o design, cada dia que passa mais sofisticado do que nunca, é simplesmente impressionante. Se um computador antigo tivesse o dom de se expressar algo, falaria no mínimo: “Me esconde, me esconde!”. Par não dizer outra coisa.

2 - TELEFONE.

Mais um aparelho que sofreu e sofre uma grande metamorfose em todos os sentidos. A começar pelo telefone sem fio de linha fixa. Em seguida, o seu eterno concorrente que virou uma febre mundial: o celular. Este minúsculo aparelho então é o que mais passou e passa por reformulações. Diariamente o grande público consumidor fica até em dúvida qual adquire. A variedade é simplesmente estonteante.

3 - RELÓGIOS, ÓCULOS, MÁQUINA FOTOGRÁFICA etc.

Todos esses objetos do desejo também passaram e passam por infinitas atualizações, visando sempre à facilidade de um bom uso e apresentando mais conforto e opções variadas. Por exemplo, no caso dos óculos: naqueles tempos quem tinha deficiência na visão para perto e longe tinha que usar dois óculos. Atualmente, um bifocal resolve de uma vez. A máquina fotográfica digital então, dispensando aquele manuseio de filmes, pilhas, flash etc. Adeus demora em ver e admirar seus registros fotográficos...

4 - CAIXAS ACÚSTICAS.

Com design minimalista, medindo 4,3 cm de diâmetro, o que equivale uma bola de golfe, cuja potência chega atingir 450 WRMS é algo fantástico e impressionante. Se os melhores perfumes, como se costuma dizer estão nos pequenos frascos, tal expressão poderá se estender também à qualidade de um bom som, levando em consideração o minúsculo tamanho de certas caixas acústicas....


5 - DISCOS.

Antes para se ouvir qualquer música, desde a clássica à sertaneja, usava-se um bolachão de vinil, cujo som ficaria prejudicado tão logo o famigerado LP (Long-Play) apresentasse alguns riscos ou manchas. Com o som atualmente bem mais genuíno dos CDs (Compact-Disc) só quem terá alguma saudade do disco de vinil são alguns raríssimos colecionadores.


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: