quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MENTIRAS INOFENSIV AS & PARADOXOS CORRIQUEIROS - XIV

“LAMENTAMOS INFORMAR, MAS O NOSSO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

ESTÁ COMPLETO!”.


Quem dera, se todas as vezes que uma Gerência de Recursos Humanos usasse uma evasiva desse teor fosse verdade! Pois ela não passa de uma mentira inofensiva, mas por outro lado pode ocultar certa discriminação seja qual for o motivo, o que nunca deveria acontecer, mas, lamentavelmente ocorre em vários setores da sociedade atual.
Uma pessoa, por exemplo, é aprovada com louvor no teste de digitação e outras provas de avaliação do QI, após a famigerada entrevista, mesmo não cometendo alguma gafe ou deslize verbal, sai daquele local com quase certeza de ter conseguido um bom emprego. Ledo engano! Pois, a pessoa responsável pela entrevista não perdoou detalhes insignificantes como, por exemplo, um pequeno defeito físico, um peso aquém ou além do normal etc. Quando então o (a) candidato (a) liga, posteriormente, para saber o resultado final, a resposta é sucinta e definitiva: “Lamentamos informar, mas o nosso quadro de funcionários já está completo!”.
Oh, malfadada entrevista! Que se se voltar no tempo poderia até ser comparada a um pequeno tribunal da inquisição romana! Fazer o quê? Os tempos são outros, mas os métodos continuam os mesmos, lamentavelmente!.



“ESSE É UM CASO ISOLADO!”.


Mais do que nunca, sempre quando ocorre alguma tragédia, atos de vandalismo, maracutaias, assassinatos etc., a frase que é sempre proferida como subterfúgio para amenizar o triste e lamentável episódio é: “Pense bem, esse foi ou é um caso isolado!”.
É verdade que cada caso tem sempre proporções diferentes com as suas respectivas causas infundadas, obscuras e repletas de balelas. Agora, quer se desculpar, alegando que aquilo que ocorreu foi algo isolado como se jogasse “panos quentes” na situação, chega a ser uma declaração vexatória e contraproducente. Exemplos mais recentes:
a) Acidente com o avião da GOL quando mais de 100 pessoas morreram;
b) Desabamento no túnel da construção de uma Estação do Metrô em Pinheiros, São Paulo;
c) Tragédia com um avião da TAM no momento da aterrissagem, em no aeroporto de Congonhas - São Paulo, quando quase 200 pessoas perderam a vida;
d) Roubo, saqueamento nas doações dos brasileiros às vítimas das enchentes em Santa Catarina.

E assim sucessivamente! Como bem costuma frisar um renomado apresentador de telejornal: “ISSO É UMA VERGONHA!”.

João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: