terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O VIAJANTE SEDENTO

Certa vez, um viajante caminhava por um deserto quase morrendo de sede. Eis que ele se aproxima de uma cabana, mas estava totalmente fechada. Aliás, não tinha porta nem janelas. Ele pensou que estava delirando. Olhando para um lado viu uma velha bomba toda enferrujada. Agarrou a manivela e começou a impulsioná-la. E movimentava-a pra baixo e pra cima. E nada de água. Já bastante exausto caiu por terra. Nisto viu semi-enterrada na areia uma garrafa toda empoeirada com a seguinte inscrição: “SE BEBER ESTA ÁGUA SÓ MATATARÁ A SUA SEDE E SOBREVIVERÁ. MAS, SE UTILIZÁ-LA, JOGANDO-A NESTA BOMBA, PODERÁ TER ÁGUA EM ABUNDÂNCIA E SACIARÁ A SEDE DE OUTROS VIAJANTES QUE PASSARÃO LOGO APÓS!”.
Olhando aquela água e sentindo o seu organismo totalmente desidratado ficou numa grande encruzilhada: Bebo está água preciosa ou faço o que determina o que aqui está escrito neste rótulo? Pensou... Pensou e resolveu agir conforme estava escrito. Jogou todo o conteúdo daquela garrafa na velha bomba. Em seguida, começou a movimentar a manivela como anteriormente. E nada de água. Tentou de novo. E nada. Mais uma vez. E nada. Já ia desistindo quando viu uma gotinha caindo da torneira. Criou alma nova e voltou a bombeá-la com mais força, persistência e, acima de tudo, FÉ. Qual foi a sua grande alegria ao perceber água límpida jorrando logo a seguir em quantidade suficiente para encher a garrafa quantas vezes quisesse. Após saciar a sua sede, encheu-a e deixou-a no mesmo lugar. Antes, porém, acrescentou à mensagem do invólucro: CREIA, ISTO FUNCIONA. Em seguida, seguiu o seu caminho.

MORAL DA HISTÓRIA:

Na vida, algumas vezes temos que tomar atitudes baseadas na nossa FÉ. E a PERSISTÊNCIA é um objetivo a ser seguido sempre.


ADAPTADO / João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: