quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS

* Passa-se a admirar mais ainda esse magnífico dom - a inteligência - movida por iniciativa, atenção, persistência, quando por exemplo, num caso bem simples e corriqueiro, assim quando uma pessoa é admitida numa empresa. Pois logo no nos primeiros dias, percebe-se facilmente a sua insegurança. Para ela, tudo é novidade. Mesmo que já tenha trabalhado em outros lugares, um novo ambiente de trabalho sempre tem suas novidades e armadilhas, o que exige portanto, muita dedicação e atenção. Com o passar do tempo, ela se adaptará à sua nova função, dominando a máquina administrativa e, consequentemente, a sua relação com a chefia e os colegas. Tudo é relativo e uma questão de tempo. Neste caso, não deve haver motivo para preocupação.

* Infelizmente, há neste mundo um determinado tipo de pessoa que, na sua arrogância ou mesmo ignorância pensa erroneamente que a gente só precisa de um favor uma vez. Como se dor de barriga desse uma vez só. Para este tipo de gente, um alerta, o que não chega ser um conselho: quem pensa que é esperto, sabido, enganando a terceiros, o seu dia chegará e quando vier se desculpar poderá ser tarde demais. Portanto, todo o cuidado é pouco. Jamais devemos dizer: desta água não beberei. Porque nunca sabemos o que nos acontecerá no dia de amanhã.

* Nem toda criança se deixa enganar facilmente por um adulto. Senão vejamos: um pai traz serviço do escritório para terminá-lo em casa. O filho pequeno, ignorando a tarefa do pai, começa a importuná-lo com perguntas. Ele resolve picotar um mapa do Brasil, aleatoriamente e pede para o filho montar o quebra-cabeça, com a intenção que ele o deixe em paz por alguns minutos. Ao pegr aqueles papéis, a criança muito esperta, percebe no verso do papel tem fotos de nariz, boca, olhos, orelhas etc. O que ela faz? Monta rapidamente o rosto de um homem, cola as partes certinhas e em seguida, vira e leva o mapa todo montado no verso ao pai, o qual simplesmente ficou atônito com a perspicácia do filho. Este, desde pequeno, parece conhecer o pensamento que diz: "não digas ao mundo o que és capaz, demonstre-o"


João Bosco de Andrade Araújo

0 comentários: