quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TIRANDO DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

CINEMA


É óbvio que, quando se quer ver um filme, vai-se ao cinema, com "c". Mas existe também "sinema", que é a "parte da coluna das orquídeas, que representa os filetes dos estames (fios)" É formada de "syn", que vem do grego e significa "junto, juntamente", e "nema", que significa "fio". E de onde vem "cinema"? Vem da redução de "cinematógrafo", em que se destaca o elemento grego "cine", que indica ideia de movimento.


CIRCUITO


Circuito é paroxítona? É. A divisão silábica é "cir-cui-to"; a sílaba tônica é "cui" de "circuito" como se lê o "cui" de "cuido", do verbo "cuidar"


COAR


Certa vez, em uma cidade do interior de Minas, luma amiga pediu um suco, de uma dessas exóticas. Quando chegou a bebida, ela, insatisfeita com a aparência do néctar, pediu à garçonete que o coasse. De início, a funcionária concordou e foi à cozinha, mas logo voltou com o suco no mesmo estado: "Não vou coar, não. É assim que se toma por aqui". Resignada e convencida pelos argumentos antropológicos da moça, minha amiga resolveu tomar o suco. Sem perder tempo, um companheiro de mesa sentenciou:"Isso é que é coação". Gargalhada geral, é claro. O trocadilho se baseia no jogo "coar/coagir". É "coagir" é "constranger", "forçar". Mas "coação" também é "o ato de coar". A graça maior da resposta está justamente no fato de se poder pensar que "coação" seja só o ato de coagir.


COMO


Veja estas duas frases: "As colheitas serão feitas como planejado"; "As colheitas serão feitas como planejadas". Qual delas é a correta? É possível analisar a questão de duas maneiras: "As colheitas serão feitas como (foi) planejado (fazê-las) e "As colheitas serão feitas como (elas) foram planejadas". Deduz-se, pois, que as duas construções são possíveis.


COMPETIR


Atletas profissionais competem, participam de competições. Pois bem, como se conjuga o presente do indicativo do verbo "competir"? Vamos lá: eu...Eu o quê? Eu compito (e tu competes, ele compete...) O verbo "competir" não é defectivo. O que é isso mesmo? Um verbo é considerado defectivo quando algumas de suas formas não são encontradas no registro culto da língua. "Colorir" e "feder", por exemplo, aparecem nas gramáticas e dicionários como defectivos, mas "competir" é dado como completo. Apesar de pouco usadas, formas como "eu compito" e "que eu compita", encontram registro e, consequentemente, são abonadas pelos dicionários.


Comentários do Professor Pasquale Cipro Neto

Dicionário da Língua Portuguesa

Editora Gold Ltda

0 comentários: