terça-feira, 16 de junho de 2009

CONCEPÇÕES DIVERSAS & ALEATÓRIAS - XXI

De uma coisa tenho absoluta certeza: sempre estamos sujeitos a correr riscos, vexames e situações vexatórias, principalmente se fizermos análises ou julgamentos precipitados de coisas, pessoas, fatos que não conhecemos o suficiente para formar um conceito lógico e correto. Mais cedo ou mais tarde, quando a verdade vem à tona, uma frustração sempre aparece. Quando houver tempo suficiente para a correção, ainda bem. Caso contrário, não adiantará chorar o leite derramado.
A falta de energia elétrica numa cidade como São Paulo jamais foi prevista por ninguém. E no entanto ocorreu por poucas horas há algum tempo. E nesse ínterim, deu para perceber como a violência dormita no âmago das pessoas. Pois indícios de saques, vandalismo foram registrados em alguns pontos da cidade, num curto espaço de tempo. Sinceramente, ninguém está mesmo preparado para fato assim como um blecaute. Os oportunistas e vândalos de plantão conseguem arrastar, literalmente, um número de pessoas embalistas e fazem estragos gratuitos e desnecessários, apenas causando prejuízos.
Por fim a Páscoa chegou. E como no Natal, as pessoas, de um modo geral, deturpam o verdadeiro sentido religioso dessas festividades. Preocupam sim, mais com os presentes ou roupas novas, ou seja, com coisas materiais. Poucos sabem que PÁSCOA significa PASSAGEM para uma vida melhor de preferência. Cristo foi e é o paradigma dessa mudança, provando com a sua morte o seu inefável poder e amor para com toda a humanidade.
Considerando que cada pessoa é um universo, um mundo diferente, cada um com suas características próprias, sentimentos e personalidade, é natural que a amizade, o amor entre duas pessoas é algo simplesmente digno de admiração e respeito. Qualquer tipo de discordância entre elas é algo perfeitamente normal e admissível. Pois, em pouco tempo, chegarão a um pleno acordo e harmonia. Ninguém tem uma vida a dois isenta de discordância. O problema é quando um dos dois não respeita os limites da preferência do outro. O respeito acima de tudo. Desconfiança exagerada e mentiras só causam controvérsias!
Por que será que quando não se participa de uma roda de amigos, colegas que estão tomando uma cervejas e batendo um papo animado e descontraído, sempre se tem uma ideia errônea que eles estão por fora, perdendo tempo, que o papo é furado e nós é que estamos certos? Por outro lado, quando se está fazendo parte de um ambiente assim, acha-se, às vezes, que quem chega e toma só um refrigerante ou mesmo passa ao lado é quem está por fora? Onde está a coerência das nossas atitudes?

João Bosco de Andrade Araújo

www.joboscan.net

0 comentários: