quinta-feira, 4 de junho de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO - IX

BANCO DE DESENVOLVIMENTO – Instituição financeira pública, o Banco de Desenvolvimento tem a função de ofertar, especialmente ao setor privado produtivo, financiamentos de médio e longo prazo. Além disso, busca desenvolver projetos que ajudem a promover o desenvolvimento econômico e social dos Estados onde tenham sede.


TAXA DE ADMINISTRAÇÃO – A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO é um valor que os cotistas de um fundo de investimento pagam ao administrador de sua aplicação. Essa taxa é fixada, livremente, pelas instituições financeiras e são uma forma de remunerar os gestores por seu serviço. Normalmente, oscilam entre 1% e 4% ao ano.


CIRCUIT BREAK – Medida de segurança acionada nas Bolsas de Valores do mundo para interromper temporariamente o pregão quando as quedas são muito expressivas. Esse sistema tem a função de evitar que quedas bruscas provoquem pânico momentâneo, que leve investidores a venderem precipitamdamente suas ações.


PRIVATE BANKING – Os Bancos têm desenvolvido segmentos que oferecem atendimento diferenciado a clientes que possuem bom volume de recursos. Para ser atendido nesse segmento, o PRIVATE BANKING, cada Banco estipula um patamar mínimo.


SUBPRIME – Categoria de crédito de alto risco, destinada a pessoas que têm histórico de mau pagador ou dificuldade de comprovaç~~ao de renda.


ALAVANCAGEM – Processo pelo qual um empresa ou um investidor toma emprestado recursos de terceiros para aplicar.

RISCO SISTÊMICO – em finanaças, é o risco que não pode ser reduzido por meio da diversificação da exposição. Quando se diz que a quebra de uma instituição financeira representa um RISCO SISTÊMICO significa que a sua falência pode provocar um efeito dominó, espalhando prejuízos por todo o sistema bancário.


( Fonte: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO)

0 comentários: