quarta-feira, 24 de junho de 2009

O GIZ

Todos nós sabemos que o giz é um objeto simples e de grande utilidade em qualquer escola, mas quando usado em outra atividade, principalmente, por crianças, pode atingir um objetivo bem diferente. E foi pensando nesta última opção que, ao perceber algumas meninas tentando pular uma “amarelinha” invisível numa área do nosso condomínio, que regresei imediatamente ao meu apartamento e peguei um giz. Em seguida, pu-lo, disfarçadamente, num lugar estratégico, enquanto elas se distraíam com outro brinquedo, já que o primeiro estava sendo impossível de praticá-lo. Creio que, ninguém percebeu aquele meu humilde gesto. Voltei para minhas tarefas no aconchego do meu lar e deixei o tempo passar.
Já estava até esquecido da meninada na áre de lazer. Mas, repentinamente, resolvi averiguar que fim levou aquele simple giz colocado, propositadamente, num determinado local, com o intuito que ele fosse usado por aquelas meninas que pretendiam bricar do jogo da amarelinha. Qual não foi a minha surpresa agradável até, quando logo constatei que, naquele local uma delas teve outra iniciativa, o que deve ter tido o apoio das demais: foi desenhado um enorme coração e no seu interior, com letras típicas de uma aprendiz estava escrito assim:
-“Obrigado pelo giz!”
Para mim, o caso estava encerrado. Só que no dia seguinte, quando eu voltava do meu serviço, percebi que as mesmas meninas brincavam alegremente com o jogo da amarelinha. Inclusive, uma delas seguraça a metade do giz do dia anterior. O que elas comentaram, falaram quando encontraram aquele simples objeto eu não tenho a mínima ideia. Talvez ficaria sabendo algo se uma delas fosse a minha filha. Mas, pensando bem, esta atualmente já está até casada e se Deus providenciar, brevemente, ela é quem pegará um giz para marcar o jogo da amarelinha para a sua filha pular juntamente com suas coleguinhas...Ou vai esperar pelo avô? Creio que não.


João Bosco de Andrade Araújo

www.joboscan.net

0 comentários: