quinta-feira, 25 de junho de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO - XII

TAKEOVER – Operação em que o controle societário de uma empresa é adquirido por outro grupo. Pode tanto ser amigável – quando há acordo prévio- quanto hostil.


AÇÃO VAZIA – É chamada de AÇÃO VAZIA aquela cujos direitos, como pagamento de dividendos, juros sobre capital e bonificação, já foram exercidos por seus detentores.


LEILÃO VIVA VOZ – É caracterizado quando os ativos são ofertados à viva voz pelos operadores das corretoras nos pregões da Bolsa de Valores. Esse sistema tem se tornado cada vez mais raro.


TAXA SELIC – A SELIC é considerada a taxa básica de juros da economia, porque é usada nos empréstimos que o Banco Central faz a instituições financeiras. Ela serva de referência para a formação de todas as outras taxas de juros usadas no país.


DEBÊNTURES - As DEBÊNTURES são títulos de dívida que as empresas lançam para captarem recursos no mercado interno. Esses títulos costumam pagar uma taxa de juros aos investidores que os adquirem. Quando a economia está mais aquecida, aumenta a probabilidade de as empresas lançarem esse tipo de papel.


ARBITRAGEM – As operações de ARBITRAGEM são uma forma de lucrar com os preços de um ativo (ações, moedas etc) em diferentes mercados. Um investidor pode, por exemplo, pegar dinheiro emprestado em um país e reemprestá-lo, a taxas maiores, em outro, ganhando com a diferença praticada nos dois mercados.



LIQUIDEZ – A LIQUIDEZ se refere à facilidade com que o investidor converte uma aplicação em moeda. Quanto mais rápido um título pode ser vendido, maior é a sua liquidez.


INDX – Um dos últimos índices criados pela BOVESPA, o INDX (Índece do Setor Industrial) busca medir o desempenho das ações mais representativas da indústria.


ASSET MANAGEMENT – São empresas especializadas em administração, gestão e custódia. Por meio das assets, os investidores realizam aplicações.


MULTIMERCADOS – Os MULTIMERCADOS são fundos de investimentos que têm como particularidade poderem aplicar em diferentes segmentos.


GOVERNANÇA CORPORATIVA – A prática da GOVERNANÇA CORPORATIVA ajuda os acionistas a monitorarem as empresas. O conceito engloba normas que visam dar tratamento igualitário aos acionistas.


(FONTE: Jornal FOLHA DE SÃO PAULO)

*******************************************************

0 comentários: