quarta-feira, 17 de junho de 2009

GLOSSÁRIO ECONÔMICO - X

NOVO MERCADO – Criado em dezembro de 2000, O NOVO MERCADO é um segmento da BOVESPA destubadi a listar empresas com práticas diferenciadas de boa governança corporativa.


SISTEMA FINANCEIRO – O SISTEMA FINANCEIRO é formado pelo conjunto das instituições financeiras públicas e privadas. Seu objetivo é o de realizar a intermediação entre os agentes poupadores e os que demandam recursos. O principal órgão normativo do sistema financeiro é o Conselho Monetário Nacional.


MERCADO SPOT – Agrupa as operações de compra e venda que são efetuadas pelos investidores nos pregões de contratos autorizados pela BM&F. Esses contratos têm pronta liquidação.


ANÁLISE TÉCNICA – Consiste em um método de análise do movimento do preço das ações que se baseia na interpretação de gráficos de preços, volumes e outros indicadores.


MERCADO FINANCEIRO – É o conjunto dos mercados onde são negociados moedas, crédito, câmbio, ações e títulos. O mercado financeiro engloba as operações realizadas com esses ativos.


DUMPING – Refere-se à venda de produtos a preços mais baixos que o custo para fabricá-los. O DUMPING é praticado tanto no mercado interno como no internacional.


AGENTE DE CUSTÓDIA – É uma instituição, como corretoras de valores e bancos, responsável pela administração das contas de custódia sua e de seus clientes junto ao serviço de custódia oficial.


HOME BROKER – O HOME BROKER é o sistema de negociação de ações via Internet. Foi criado e regulamentado pela BOVESPA no final da década de 90.


CORRETORA DE VALORES – É por meio das CORRETORAS DE VALORES que os investidores compram e vendem ações na Bolsa e fazem operações de câmbio.



(Fonte: Jornal Folha de São Paulo)

0 comentários: