terça-feira, 23 de junho de 2009

CONFESSO QUE EU LI

Bernardo Guimarães pode ser considerado um dos principais creiadores do REGIONALISMO ROMÂNTICO da nossa literatura. Seu modo genuíno de descrever o caráter dos seus personagens dos seus inúmeros romances, cuja maneira simples e fácil com que elaborou suas intrigas, são os fatores principais do grande êxito do renomado romancista, que ainda hoje é bastante conceituado e lido por um grande público fiel.
Além dos vários livros que ele escreveu, destaca-se A ESCRAVA ISAURA, onde ele aborda de forma magistral o problema social da escravidão no Brasil. Segundo alguns críticos, o romance em questão, embora não seja o melhor trabalho literário de Bernardo Guimarães é, sem sombra de dúvida, um dos mais procurados, lidos e comentados. Tudo indica, que tal conceito favorável é pela maneira sentimental como ele focalizou a problemática da escravidão no Brasil.
A ESCRAVA ISAURA, há poucos anos, foi um grande sucesso na televisão brasileira. Com uma excelente audiência, a referida novela com o mesmo título, foi divulgada no exterior, onde também teve uma grande aceitação e um enorme sucesso. Afinal, é o Brasil exportando cultura, por que não?
Quando se fala na grande atriz Lucélia Santos, atualmente ausente da mídia, logo a imagem da ESCRAVA ISAURA vem à tona. Pois foi um papel bem marcante na sua vida, quando interpretou de forma irrepreensível o papel-título na respectiva novela.
Quanto ao livro, não é necessário dizer que vale a pena ler. E de preferência, se possível, relê-lo!

João Bosco de Andrade Araújo
www.joboscan.net

0 comentários: